Redação do Enem 2014: 10 Possíveis Temas

Atualizado em: março 24, 2014

by Equipe do Enem 2014 on 24/03/2014

Redação do Enem 2014: 10 Possíveis Temas

Ficar sempre por dentro dos assuntos que fazem parte do cotidiano no Brasil e no mundo é uma tarefa indispensável aos estudantes que pretendem obter um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014). A prova não tem uma seção dedicada a atualidades, mas sempre exige que os candidatos demonstrem que o conhecimento aprendido durante o ensino médio se relaciona com uma percepção clara da realidade.

A redação e muitas questões da prova costumam abordar assuntos importantes e atuais, seja no Brasil ou no mundo. O tema da Redação Enem 2014 é a grande incógnita, sendo guardado em total sigilo até o momento da prova. O que mais causa maior apreensão é não ter uma idéia precisa para começar a escrever. Na hora da redação o importante é ter uma visão crítica sobre a realidade e deixar os “achismos” de lado.

Mais do que apostar em uma temática, o importante é fazer redações com diferentes temas sem cair no senso comum, sem fugir da proposta, ser incoerente ou ferir os direitos humanos em cada um dos possíveis temas que você abordar. É ideal que o estudante se mantenha sempre atento aos acontecimentos diários, lendo jornais, revistas, notícias na internet, televisão, dentre outros meios disponíveis.

10 Possíveis Temas para a Redação Enem 2014

Pensando nos possíveis temas para a Redação Enem 2014, nós separamos uma pequena lista de assuntos que podem ser abordados como tema da redação e também em questões do Enem 2014:

  1. Crise na Ucrânia e seus desdobramentos;
  2. O legado da copa do mundo de 2014;
  3. A valorização da saúde pública;
  4. A tecnologia como meio para a educação;
  5. 50 Anos do Golpe de 1964;
  6. A importância do Marco Civil da Internet;
  7. A participação do jovem como agente transformador na sociedade;
  8. Eleições 2014;
  9. A questão da mobilidade urbana no Brasil;
  10. Olimpíadas 2016: O esporte como ferramenta de inclusão social.

De caráter dissertativo-argumentativo, a redação exige que o candidato demonstre domínio padrão da língua escrita, compreenda a proposta estabelecida, selecione, relacione, organize argumentos em defesa de um ponto de vista. Também é importante ser demonstrado conhecimento dos mecanismos linguísticos e a elaboração uma proposta de enfrentamento para o problema abordado.

Maiores dicas e informações sobre a redação você encontra na apostila digital do Enem 2014, material de excelente qualidade elaborado por nossa equipe, contendo o conteúdo programático completo para aqueles candidatos que desejam conseguir uma boa nota no exame. Conte sempre com nosso auxílio, boa preparação!

Avalie este artigo.

{ 28 comments… read them below or add one }

Leave a Comment

{ 2 trackbacks }

Previous post:

Next post: