MEC

Atualizado em: novembro 21, 2013

by Equipe do Enem 2014 on 21/11/2013

MEC: Criado pelo Governo Federal no ano de 1930, o então Ministério da Educação e Saúde Pública desenvolvia ações relacionadas a vários setores como saúde, esporte, educação e meio ambiente. Hoje, chamado apenas de Ministério da Educação (MEC), possui responsabilidade exclusiva sobre a área da educação. Uma das principais ações gerenciadas pelo MEC é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Desde sua criação, o Ministério da Educação passou por sucessivas mudanças. Somente a partir de 1995 a instituição federal passou a ser responsável apenas pela área da educação. Seu portal oficial, acessível a qualquer momento, está disponível no endereço http://portal.mec.gov.br/. Aos interessados ainda é disponível um webmail e um telefone, cujo número é 0800-616161.

O principal objetivo do MEC é promover um ensino de qualidade, reforçando a educação com ações integradas e sem disputas de espaços e financiamentos. Os investimentos na área existem desde a educação básica, passando pelos níveis técnico, profissional e superior. A visão do Ministério é baseada no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

MEC e Enem

O Ministério da Educação possui uma importante autarquia, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Juntos, MEC e Inep são responsáveis pela organização e execução de um dos maiores exames educacionais do mundo, o Exame Nacional do Ensino Médio.

Criado pelo Governo Federal no ano de 1998, o Enem era apenas um instrumento avaliador dos concluintes do ensino médio. Em 2009 passou por importantes alterações e começou a atuar em novo formato. Desde então, o Exame se tornou o principal meio de acesso ao ensino superior público no país. Além disso, ele também é requisito básico para bolsas de estudo em instituições privadas, financiamento de cursos, participação no programa Ciência sem Fronteiras e obtenção de certificado de conclusão do ensino médio.

Com a nota do Enem 2014, os estudantes poderão se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e recorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Todas as ações do MEC só são possíveis se houver um envolvimento da sociedade em geral. Pais, alunos, professores e gestores precisam encarar esse compromisso de maneira séria, pois a educação é a base de um país sólido.