MEC Divulga Guia do Participante base para o Enem 2014

Atualizado em: janeiro 20, 2014

by Equipe do Enem 2014 on 12/09/2013

MEC Divulga Guia do Participante base para o Enem 2014

Foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Governo Federal que será responsável pela aplicação do Enem 2014, o guia do participante para as provas de redação Enem, que serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro em todos os Estados e no Distrito Federal. O guia ficará disponível somente online e pode ser acessado pelos candidatos no site do Inep.

O Guia apresenta os critérios de correção das redações e explica cada uma das cinco competências avaliadas e faz uma análise da proposta de redação e dos textos que receberam nota máxima no Exame Nacional do Ensino Médio. Apesar de ser um material elaborado para a edição deste ano das provas, o documento é uma importante fonte para aqueles que já se preparam para o Enem 2014.

De acordo com a afirmação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante "o Guia do Participante divulga, de maneira detalhada, tudo o que o avaliador vai exigir do candidato na hora das provas e, além disso, ajuda o estudante a preparar uma boa redação”. Devido ao grande numero de inscritos na edição do Enem deste ano, explica o motivo cujo manual será disponibilizado de maneira online.

Segundo o ministro, os candidatos devem receber o cartão de confirmação sobre o local da prova entre o final de setembro e o início de outubro. Ao todo, mais de 600 mil pessoas estão envolvidas na aplicação das provas, dentre coordenadorias estaduais, municipais e de locais de aplicação, chefes de sala, fiscais e pessoal de apoio. Durante as provas, serão realizados mais de 48 mil atendimentos especiais para pessoas com deficiência, gestantes, idosos e lactantes.

As provas desta edição serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro e terão inicio pontualmente às 13h horário de Brasília. O candidato que chegar após as 13h será impedido de fazer as provas, é ideal que o candidato, procure conhecer o local da prova e o trajeto, já planejando o melhor caminho para efetuar o percurso com segurança. Evite sair de casa em cima da hora, pois podem ocorrer imprevistos durante o caminho.

Os gabaritos oficiais do Enem 2013 serão divulgados até o dia 30 de outubro, enquanto o resultado é esperado para o final de dezembro. Com pouco mais de um mês para a realização do Enem, é hora de intensificar os estudos para conseguir um bom aproveitamento na prova.

Para aqueles que se já estão se preparando para a próxima edição do Exame provas, materiais de estudos, documentos oficiais e guias são uma valiosa fonte de informações para adiantar os estudos, principalmente sobre dicas e regras da redação. As inscrições para o Enem 2014 têm previsão de abertura estabelecida para o mês de Maio de 2014. Até lá conte com nosso auxílio e boa sorte!

Avalie este artigo.

{ 1 comment… read it below or add one }

Leave a Comment

Previous post:

Next post: