Inscrição para o Enem 2014

Atualizado em: fevereiro 1, 2013

by Equipe do Enem 2014 on 01/02/2013

Inscrições ENEM 2014. O Exame Nacional do Ensino Médio, ou simplesmente ENEM, é um programa do Ministério da Educação (MEC) que existe desde o ano de 1998. Com algumas alterações sofridas em 2009, ele se tornou o principal meio de acesso a instituições de nível superior.

Até sofrer suas mudanças, o Exame servia para avaliar as competências e habilidades dos estudantes que concluíam o ensino médio. As notas do ENEM 2014, por exemplo, serão critério para a as inscrições no SISU 2015 – Sistema de Seleção Unificada, inscrições PROUNI 2015 – Programa Universidade para Todos, participação no programa Ciência sem Fronteiras, além de oferecer a possibilidade de obtenção do certificado de conclusão do ensino médio.

As provas do ENEM 2014 terão 180 questões mais uma redação, cuja temática só será conhecida no momento da realização da prova. Sua correção obedecerá a Teoria da Resposta ao Ítem (TRI) onde são avaliados não somente o número absoluto de acertos, mas o peso de dificuldade de cada questão. Com muitos acertos uma questão é considerada fácil e tem menos peso. Com poucos acertos, uma questão é considerada difícil e vale mais pontos na nota final.

A prova segue aplicação em dois turnos, sábado e domingo. No primeiro desses dias, os candidatos terão que resolver 90 questões relacionadas às áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No domingo, por sua vez, deverão ser solucionadas 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 de Matemática e suas Tecnologias, além da redação.

Inscrição ENEM 2014

Para se inscrever no ENEM 2014, o estudante precisa acessar o site oficial http://enem.inep.gov.br/, tendo em mãos as seguintes informações: Nome completo, CPF, RG, endereço, e-mail, perfil socioeconômico e situação escolar. No registro, ainda é preciso indicar qual o idioma escolhido para as questões de língua estrangeira, que constarão na prova de Linguagens.

Seguindo o valor cobrado seguidas vezes nas edições anteriores, a taxa de inscrição do ENEM 2014, hoje no valor de R$ 35,00, devendo ser paga nas agências do Banco do Brasil, dentro do prazo estabelecido pelo cronograma. Quem perder o prazo para o pagamento do valor deverá esperar a edição seguinte do Exame para se inscrever, emitir nova taxa e não se esquecer de pagá-la. Pessoas de baixa renda podem declarar carência no ENEM 2014, pedindo isenção do pagamento do referido valor.

Você encontra maiores informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio em outros artigos do nosso site e na Central de Atendimento do MEC, através de uma ligação gratuita para o número 0800-616161.

Avalie este artigo.

Previous post:

Next post: