Inep já se prepara para Divulgar Calendário do Enem 2014

Atualizado em: dezembro 22, 2013

by Equipe do Enem 2014 on 22/12/2013

Inep já se prepara para Divulgar Calendário do Enem 2014

Data do Enem 2014: Luiz Cláudio Costa, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), afirmou que já começaram os preparativos para o Enem 2014 – Exame Nacional do Ensino Médio. O cronograma da próxima edição deverá ser divulgado entre os meses de março e abril.

Se comparado com a divulgação de 2013, que ocorreu em maio, o calendário do Enem 2014 será antecipado. Com a nota das provas é possível obter o certificado de conclusão do ensino médio, recorrer ao financiamento de cursos pelo Fies, fazer inscrição no Sisu 2014, assim como no Sisutec (Sisu da Educação Profissional e Tecnológica), além de participar do Ciência sem Fronteiras e garantir uma bolsa de estudo com o ProUni 2014.

Cronograma Oficial Enem 2014

O cronograma do Enem 2014 será publicado no portal do Inep, acessível no endereço eletrônico http://www.inep.gov.br/. Nele haverá informações sobre o período de inscrição, prazo para pagamento da taxa, data das provas, assim como divulgação do gabarito e previsão da publicação dos resultados.

As inscrições do Enem 2014 devem começar em meados do mês de maio. Para se inscrever, o candidato deve acessar o portal do Inep tendo em mãos o número do CPF, documento de identidade (RG), endereço de e-mail válido, informar a eventual necessidade de atendimento especial e preencher o formulário socioeconômico, caso seja membro de família com baixa renda e queira se isentar da taxa.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 35,00, possui data limite de vencimento. Se esta não for respeitada, o registro não será confirmado. Estudantes concluintes do ensino médio em escolas da rede pública são automaticamente isentos do pagamento, se juntando àqueles que declararem carência.

Segundo o presidente do Inep, a expectativa é de que o número de inscritos em 2014 supere o recorde registrado em 2013, que foi de 7 milhões. Ainda, de acordo com Luiz Cláudio Costa, os trabalhos começaram com antecedência, pois o Exame demanda muita atenção, desde a logística à segurança e correção. As provas da próxima edição serão elaboradas em um espaço restrito, na nova sede do Inep, que contará com scanner no acesso e câmeras de vigilância.

Uma novidade oferecida aos estudantes da rede pública é o Geekie Lab, um instrumento com plano de estudos e questões do Enem, desenvolvido pelo Inep a fim de melhorar o aproveitamento dos alunos nas provas. Uma ferramenta essencial para quem quer mandar bem nas provas é a apostila do Enem 2014 (clique e saiba como conseguir a sua), que oferecemos a estudantes de todo o país. O sucesso no Exame exige dedicação e tempo.

Avalie este artigo.

{ 2 comments… read them below or add one }

Leave a Comment

Previous post:

Next post: