Enem tem adesão de 12 Novas Universidades Confirmadas para 2014

Atualizado em: outubro 23, 2013

by Equipe do Enem 2014 on 23/10/2013

Enem tem adesão de 12 Novas Universidades Confirmadas para 2014

Mais dez universidades federais e duas estaduais vão usar o Exame Nacional do Ensino Médio como forma de ingresso a partir do Enem 2014. Segundo o Ministério da Educação (MEC), as instituições manifestaram interesse em aderir total (como único processo seletivo) ou parcialmente (mantendo ainda o vestibular ou avaliações seriadas) ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os candidatos para as vagas ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior que usam o Enem. Atualmente, o sistema de seleção já é adotado por 4 universidades estaduais, 21 universidades federais e 29 institutos federais.

A Universidade Federal do Pará (UFPA) vai usar o sistema para a seleção de candidatos para 20% das vagas. As demais serão preenchidas usando a nota do Enem, mas sem integrar o sistema. A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) vai reservar 25% das vagas do primeiro semestre para o Sisu. A Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a Universidade Federal do Amapá (Unifap), e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UniOeste), reservarão 50% de todas as vagas para o Sisu.

As universidades federais que vão aderir integralmente ao Sisu no próximo ano são: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

O Enem é hoje o maior processo seletivo para o ensino superior brasileiro, sendo pré-requisito para o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), para se inscerever no Ciência sem Fronteiras, programa do governo federal que distribui bolsas de ensino acadêmico no exterior, servindo também como forma de obtenção do diploma do ensino médio. Ainda com base na nota do Enem e em critérios de renda, os estudantes que fazem o exame também podem concorrer a bolsas em instituições particulares, se inscrevendo no Programa Universidade para Todos (ProUni).

Junto com o aumento no número de instituições participantes do exame, o ENEM 2013 registrou um grande crescimento nas inscrições. São esperados mais de 7,1 milhões de inscritos para fazer o exame nos dias 26 e 27 de outubro.

{ 6 comments… read them below or add one }

Leave a Comment

Previous post:

Next post: