Enem 2014 Inscrições

Atualizado em: janeiro 6, 2013

by Equipe do Enem 2014 on 06/01/2013

Em breve o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio, deverá definir e divulgar as primeiras informações sobre o exame, inclusive sobre o período de inscrições do Enem 2014.

O Exame muito interessa aos estudantes que pretendem ingressar no nível superior nas melhores universidades públicas do país e também em instituições particulares. Por isso é importante, desde já entender como funciona e o que é na essência o Enem. Isso por que é através do resultado dos estudantes do Enem que os mesmos são selecionados para as bolsas integrais e parciais de 50% no Programa Universidade Para Todos – Prouni e para as vagas em instituições públicas de todo o país, através do Sistema de Seleção Unificada – Sisu.

INSCRIÇÕES ENEM 2014

Há pouco tempo, quando Fernando Haddad ocupava o cargo de ministro da educação, a intenção do MEC era a realização de duas edições do Enem por ano, sendo uma no primeiro e outra no segundo semestre. Porém, após a realização do Enem em 2012 o atual ministro, Aloizio Mercadante, descartou duas edições em um mesmo ano.

Portanto, em 2014 os estudantes provavelmente poderão contar com apenas uma realização do exame, como vem acontecendo nos últimos anos. Se for confirmada apenas uma edição no ano de 2014 o cronograma do Enem será semelhante ao adotado nas edições anteriores, com inscrições em no primeiro semestre e a aplicação das provas e a divulgação dos resultados no último trimestre do ano.

Durante o período de inscrições do Enem 2014 os estudantes deverão acessar o site oficial do exame, no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br. No momento da inscrição deverão escolher local de prova, opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), se há necessidade de atendimento especial para a prova e se desejam obter certificação de conclusão do ensino médio com a nota do Enem.

Os Cartões de Confirmação de Inscrição chegarão aos endereços informados pelos estudantes no ato da inscrição. Quem tiver problemas no recebimento do cartão poderá imprimir uma segunda via no mesmo link disponibilizado acima nos dias que antecederão a aplicação das provas. O Cartão de Inscrição traz as informações dadas pelo candidato na inscrição e também o local de prova.

Em até três dias após a realização do exame serão disponibilizados aos estudantes os gabaritos oficiais. Porém, o resultado sairá somente cerca de dois meses depois das provas.

Em janeiro de 2015 os estudantes poderão utilizar as notas obtidas no Enem 2014 para concorrer às vagas do Sisu 2015 e do Prouni 2015.

Avalie este artigo.

Previous post:

Next post: