Enem 2014 Inscrições, o que é, Como Funciona

Atualizado em: dezembro 26, 2012

by Equipe do Enem 2014 on 26/12/2012

Abaixo você poderá conferir informações básicas sobre o exame, sobre sua estrutura e como os estudantes poderão utilizar as notas obtidas para concorrer a vagas em instituições públicas e particulares, financiar os estudos, concluir o ensino médio ou até mesmo estudar nas melhores universidades do mundo. Confira:

O Enem 2014 terá a mesma estrutura adotada desde 2009, conhecida como Novo Enem. Neste novo modelo os estudantes devem resolver 180 questões de múltipla escolha e desenvolver uma redação em dois dias de prova (sábado e domingo).

No sábado serão aplicadas provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, cada uma com quarenta e cinco questões com cinco alternativas. Para resolver estas noventa questões e passar as respostas para a folha de respostas os estudantes contarão com quatro horas e trinta minutos.

Já no domingo os estudantes dispõem de cinco horas e trinta minutos de prova, pois, além das noventa questões de múltipla escolha (dessa vez de Linguagens e Códigos e Matemática), deverão desenvolver uma redação com o tema proposto.

Os estudantes poderão utilizar o desempenho obtido no Enem 2014 nos programas do governo federal, como Prouni e Sisu, em 2015. A participação no Enem também é importante para quem deseja financiar os estudos, através do FIES, e para quem deseja obter certificação de conclusão de ensino médio. Além disso, o Enem pode ser utilizado para estudantes universitários concorrerem a bolsas no exterior, pelo Ciência sem Fronteira.

O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2014 terá suas primeiras informações divulgadas em breve pelo ministro da educação, Aloizio Mercadante.

ENEM 2014 INSCRIÇÕES

Há algum tempo especulava-se que o Enem poderia ter duas edições a partir de 2013 e assim, em 2014 os estudantes poderiam contar com duas aplicações do exame, sendo uma no primeiro e outra no segundo semestre. Porém, o ministro Aloizio Mercadante já descartou essa possibilidade.

Dessa forma, o Enem 2014 deve seguir o mesmo cronograma dos últimos anos, com inscrições entre maio e junho, provas em outubro ou novembro e resultado divulgado em dezembro do mesmo ano. Em janeiro do ano seguinte que os participantes poderão utilizar suas notas nos programas citados acima.

Para efetuar inscrição no Enem 2014 os estudantes deverão acessar o site oficial do exame, disponível no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br, durante o período estabelecido pelo edital. O acompanhamento da inscrição, os gabaritos oficiais, o resultado e outras informações sobre o exame poderão ser obtidas neste mesmo endereço.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de absolutamente tudo sobre o Enem 2014!

Next post: