Conteúdo Programático do Enem 2014

Atualizado em: maio 15, 2014

by Equipe do Enem 2014 on 22/01/2014

Conteúdo Programático do Enem 2014: Desde a sua criação em 1998 até o ano de 2009, o Enem era uma prova clássica, composta por 63 questões sem perguntas de língua estrangeira. Além disso, as provas eram realizadas em um único dia e as disciplinas eram divididas em blocos individuais.

Desde o ano de 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) adquiriu um novo formato passando a ter 180 questões, para serem resolvidas em dois dias. As disciplinas passaram a ser agrupadas em quatro grandes áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Ou seja, o exame passou a ter quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões, além da redação.

As Áreas de Conhecimento do Enem 2014

Veja também:

Conteúdo Programático Completo do Enem 2014

Todo conteúdo programático do Enem 2014 é baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, aprovado em 2000 a partir da LDB. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias englobam o conhecimento e habilidades em Língua Portuguesa (incluindo Redação), Línguas Estrangeiras (Inglês ou Espanhol), Educação Física, Artes e Informática.

A Matemática no Enem 2014 é baseada na estrutura lógica, racional e dedutiva do pensamento. Seu papel instrumental integra todo um sistema de códigos e regras que permitem utilizar os números, álgebra, a estatística, a geometria e a probabilidade para interpretar e compreender o espaço e os fenômenos.

A área de Ciências Humanas e suas Tecnologias é composta pelas disciplinas de História, Geografia, Sociologia, Antropologia, Política e Filosofia.

Na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias serão cobrados conhecimentos disciplinares em Física, Química e Biologia do Enem 2014. Cabe aqui a capacidade de promover o exercício da intervenção e julgamento práticos dos conceitos. A visão do ser humano em seu meio, a compreensão da problemática ambiental e o desenvolvimento articulado para a interpretação dos fenômenos e processos naturais.

O Enem será aplicado em dois dias. No primeiro, os estudantes terão que resolver, em 04 horas e 30 minutos, as 90 questões das áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo dia, em 05 horas e 30 minutos, serão aplicadas 90 questões das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias, além da redação.

Se você deseja começar desde já sua preparação não deixe de conferir a Apostila do Enem 2014. Ela trás todo conteúdo programático com tudo que você precisa para mandar bem nas provas deste ano!

Avalie este artigo.

{ 7 comments… read them below or add one }

Leave a Comment

{ 1 trackback }

Previous post:

Next post: