Como se preparar para o Enem 2014

Atualizado em: janeiro 20, 2014

by Equipe do Enem 2014 on 04/11/2013

Como se preparar para o Enem 2014

Uma das grandes dúvidas que passam na cabeça dos estudantes que prestarão o Enem 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio), está na preparação para as provas do Exame. Desta forma tem o início o questionamento: como se preparar para o Enem 2014? Ao longo deste artigo falaremos sobre o exame em geral, fornecendo detalhes importantes e dicas sobre o assunto.

O Enem foi criado no ano de 1998, sendo utilizado como ferramenta para avaliar a qualidade geral do Ensino Médio no país. A partir do ano de 2009 o Enem assumiu grande importância frente aos programas do Ministério da Educação (MEC). Após a reformulação do Enem o Exame passou a ser pré-requisito de uma série de programas do Governo Federal para a educação.

O Ministério da Educação é quem gerencia o Enem, auxiliado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia do Governo Federal vinculada ao MEC. Durante qualquer período do ano você pode acessar o portal do INEP  e ler sobre todas as notícias do Enem.

Os programas sociais da área de Educação do Governo Federal, como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), exigem que os candidatos tenham feito o Exame. Certificado de Conclusão do Ensino Médio e participação no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), também necessitam da nota do Enem 2014.

O exame terá, a exemplo da última edição, quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio: ciências humanas, ciências da natureza, matemática, linguagens e redação.

Para que o estudante não se perca na sua programação é ideal que ele comece a se preparar para o Enem 2014, pois são muitas matérias é bom que leia muito, mantenha sempre um bom ritmo de estudos, adquirindo assim uma boa organização, praticar com provas anteriores, fazer um plano de estudos, buscar ter uma compreensão do conteúdo estudado e não decorar, dado que são muitas as questões do exame; e estar sempre antenado com os temas da atualidade.

As inscrições do Enem 2014 têm início previsto para o mês de maio, então tempo para começar é o que não falta.

É muito importante começar a estudar desde já. Confira em nosso site a Apostila Digital do Enem 2014. Ela será muito útil para revisar o programático cobrado no Exam.Comece a se preparar logo, bons estudos!

Avalie este artigo.

{ 23 comments… read them below or add one }

Leave a Comment

Current day month ye@r *

{ 1 trackback }

Previous post:

Next post: