Inscrições Enem 2016 começam no dia 9 de maio

Atualizado em: abril 14, 2016

by Enem 2016 on 14 de abril de 2016

Inscrições Enem 2016. O Ministro da Educação Aloizio Mercadante anunciou o período de inscrições para quem deseja realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2016. Segundo o anunciado as inscrições serão abertas as 10 h do dia 9 de maio e terminam as 23h59 dia 20 do mesmo mês. Foi anunciado também quando as provas serão aplicadas, que diferente da ultima edição do Enem em que as provas foram aplicadas em outubro, as do Enem 2016 serão aplicadas em novembro nos dias 5 e 6.

O principal objetivo dos participantes que realizarem inscrição para realizar as provas do Enem 2016 é ingressar no ensino superior através do SISU – Sistema de Seleção Unificada onde são oferecidas vagas para cursos em IES públicas, do ProUni – Programa Universidade para Todos que oferece bolsas de estudos para cursos em IES privadas. Para estudantes universitários que concluíram o ensino médio a partir de 2010 que não participaram de nenhuma edição do Enem e desejam contratar um financiamento estudantil junto ao Fies – Fundo de Financiamento Estudantil é necessário que se inscrevam para realizar as provas do Exame deste ano.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital do Enem 2016. Clique aqui para ler o inteiro teor do edital do Enem.

Como realizar a inscrição para participar do Enem 2016

As inscrições para participar do Enem 2016 devem ser realizadas através da Página do Participante, através do endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante/. Ao acessar a pagina o participante deve informar o número do Cadastro de Pessoa Física – CPF e número do documento de identidade. Ao se inscrever o estudante deve informar também em qual cidade vai realizar as provas do Enem 2016, porém vale lembrar que na cidade onde o candidato reside as provas podem não ser aplicadas, por isso é necessário verificar no Edital do Enem 2016 se sua cidade consta na lista das que as provas serão aplicadas.

Inscrições Enem 2016 começam no dia 9 de maio

Inscrições Enem 2016 começam no dia 9 de maio

A necessidade de atendimento especializado ou especifico para realizar as provas também deve ser informado no ato da inscrição e caso o participante seja travesti ou transexual e opte pelo uso do nome social deve também informar essa opção.

Taxa de inscrição. A taxa de inscrição do Enem 2016 foi reajustada de R$63 para R$68. Estudantes de escolas da rede pública que estiverem cursando o último ano do ensino médio são isentos do pagamento da taxa de inscrição assim como os participantes que se declararem membros de famílias socioeconomicamente carentes. Vale lembrar que participantes que forem isentos do pagamento da taxa de inscrição por declaração de carência que não comparecerem para realizar as provas do Enem 2016 não serão isentos do pagamento na próxima edição do Exame.

Ainda a respeito da taxa de inscrição do Enem 2016, esta deve ser paga até o dia 25 de maio através da Guia de Recolhimento da União (GRU) em agências bancárias, casas lotéricas ou agências dos Correios.

Provas do Enem 2016

Não foram anunciadas mudanças com relação as provas do Enem 2016, os participantes no primeiro dia realizarão as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo dia é a vez das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e a prova de Redação. Uma verdadeira maratona onde os participantes terão que resolver 180 questões de múltipla escolha utilizando todo conhecimento adquirido ao longo do ensino médio.

Agora é hora de preparação, aproveite os mais de 7 meses para estudar e conseguir a tão sonhada nota no Enem 2016, e para auxiliar nos estudos é que elaboramos a Apostila Digital do Enem 2016 (clique e conheça), o melhor material de estudos disponível no mercado.

Comprando a Apostila do Enem 2016 os participantes contarão com um material didático completo e atualizado com simulados e um curso de redação, compre agora mesmo a sua.

Para mais informações continuem a visitar nosso site e também curta e compartilhe a página do Enem 2016 no Facebook.

Inscrições Enem 2016 começam no dia 9 de maio
1.48 (29.52%) 84 votes

Leave a Comment

Texto anterior: